"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Saiba quais são os grupos de risco da nova gripe

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que as mulheres grávidas fazem parte do grupo de risco da nova gripe. Em entrevista ao "Jornal Hoje", nesta quarta-feira (22), ele disse que só serão medicados pacientes em estado grave ou que façam parte desse grupo.
No grupo de risco estão crianças com menos de 2 anos, idosos, grávidas, pessoas com doenças pré-existentes, como diabéticos, obesos, pessoas em tratamento de câncer e aids. Quem não tem essas características mas tem o quadro agravado também vai receber atenção extra. Entre os sintomas presentes nessas condições estão falta de ar e desconforto respiratório. A avaliação deve ser feita pelo médico.
Segundo Temporão, a febre é o sintoma mais frequente e aparece em 92% dos casos, acima de 38ºC. Nas crianças, os pais devem prestar atenção em febre, com tosse, secreção e lábios arroxeados, além da asa do nariz batendo. Deve-se olhar para a costela e ver se a musculatura se move, durante a respiração. Se aparecerem esses sinais, os meninos e meninas devem ser levados para um serviço de saúde. Entre os adultos, os principais sintomas são febre alta, tosse, dor muscular e desconforto muscular ou falta de ar. Também é comum ter desconforto respiratório ou falta de ar.
Temporão afirma que "toda pessoa que chega ao médico e está dentro do grupo de risco, tem febre acima de 38ºC, tosse e outros sintomas da gripe deve tomar remédio". "Se você está fora do grupo de risco e tem uma gripe evoluindo sem complicações, o médico vai te orientar a fazer tratamento sintomático, te mandar para casa, orientar a não trabalhar durante o período", diz o ministro. Ele comenta que, em 99,6% dos casos, é possível se curar sem tomar medicamentos.
Até a manhã desta quarta, foram confirmadas 22 mortes em decorrência da nova gripe no país. Desse total, 11 ocorreram no Rio Grande do Sul, nove em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma no Paraná.
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: