"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Duas mulheres com suspeita de gripe A morrem em Santa Catarina

Duas mulheres com suspeita de gripe A morreram em Santa Catarina nesta quarta-feira. Os casos foram registrados em Tubarão, no Sul, e em Joaçaba, no Meio-Oeste. Em Tubarão, uma mulher foi vítima de pneumonia aguda. Ela foi internada sábado no Hospital Nossa Senhora da Conceição com sintomas da doença. O nome, idade e local de residência da vítima não foram divulgados. A assessoria de imprensa do hospital informou apenas que a mulher foi internada sábado e apresentava os sintomas da gripe A. Por conta disso os médicos realizaram uma série de exames que foram encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC). No início da semana, o quadro de saúde da paciente piorou, e ela acabou transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde morreu no final da manhã. A causa oficial da morte no registro de óbito é "pneumonia aguda". A morte da paciente com sintomas da gripe foi comunicada à Secretaria Regional de Saúde, que imediatamente acionou a Vigilância Epidemiológica do município. Agora, o órgão fará o monitoramento da saúde dos familiares e demais pessoas que tiveram contato direto com a vítima.
Em Joaçaba, uma paciente que estava internada havia cinco dias morreu em decorrência de problemas respiratórios na madrugada desta quarta-feira. O resultado dos exames, que podem comprovar se a mulher de 38 anos havia contraído o vírus H1N1, devem chegar na próxima semana. Por enquanto, a Vigilância Epidemiológica trata o caso como suspeito. A paciente morava no município de Capinzal, e segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Cleci Luccini, ela tinha problemas respiratórios que se arrastavam havia alguns anos. Recentemente, a mulher havia tomado remédios para emagrecer, o que pode ter comprometido a imunidade. Na quinta-feira passada, a paciente foi internada no Hospital São Miguel de Joaçaba com febre alta, dores no corpo, dispnéia (falta de ar) e tosse. Os sintomas evoluíram para uma pneumonia. No sábado e na segunda-feira, ela realizou o exame de secreção nasofaríngea (catarro). O resultado deve chegar a partir do dia 27.
— Só a partir da chegada do exame, poderemos saber se ela morreu em função da gripe A. Até lá, ela é tratada como suspeita de ter contraído o vírus — afirmou Cleci. De acordo com o pneumologista que acompanhou a paciente, apesar da mulher não ter tido contato com pessoas infectadas e nem ter viajado para as áreas de risco, a probabilidade é grande que ela estivesse com a gripe A.
— Outras doenças (pneumonia, gripe normal) têm os mesmos sintomas que ela apresentou, mas a possibilidade de ter contraído o vírus é alta porque ela tinha problemas respiratórios, era obesa e havia tomado remédios para perder peso — disse o médico Adriano Rieger.
Fonte: Diário Catarinense

Um comentário:

TACI disse...

eu conheço a Cleci... hehehe