"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Tapetes Persas (3)

Principais produtores (2):

BIDJAR
Dentro, e em volta da cidade de Bidjar, produz-se um tipo de tapete notável pela proximidade compacta dos nós. São tapetes resistentes, pesados, com padrões nítidos, que exibem toda a gama dos desenhos persas; grandes medalhões azuis destacam-se contra o fundo rosa escuro, e as bordas repetem o padrão dos medalhões. Outros são repletos de desenhos pequenos, bastante semelhantes aos tapetes de Senneh, ao passo que muitos se baseiam abertamente em estilos europeus, reproduzindo flores, sobretudo rosas, como as dos tapetes franceses.

HAMADAN
Foi a antiga capital do Antigo Império Persa. Seus tesouros de ouro e prata são lendários. O tapete Hamadan se caracteriza por uma mistura de cores e padrões geométricos florais. O nó persa é o mais utilizado. Especialistas podem facilmente identificar tapetes desta cidade pelos seus padrões e cores.

ISFAHAN
No século XVI, Infahan era a capital da Pérsia, e o mais importante centro artístico, exibindo os mais finos tapetes do mundo. São caracterizados pelo constante uso de desenhos florais, inspirados na natureza, e sua harmonia de cores. A inspiração proferida são as rosas vermelhas, que representam o emblema da cidade de Isfahan; ouro e prata também são utilizados na manufatura destes tapetes, em que podem ser descritos em apenas uma palavra: magníficos.

KASCHAN
Os padrões retratam flores e animais, que às vezes dão a impressão de terem sidos desenhados a pena. O tapete sagrado da Mesquita de Ardebil, conhecido em todo o mundo, é em exemplo de trabalho do século XVI, feito em Kaschan.

Nenhum comentário: