"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

MFC Prof. Alexandre - O Início

"A Medicina de Família e Comunidade (MFC) vem contribuindo, especialmente em âmbito internacional, para a reforma do ensino médico visando uma formação profissional mais integrada, sintonizada com a multidimensionalidade dos processos de saúde e adoecimento. A MFC é considerada uma especialidade central para a consolidação de sistemas de saúde mais justos, equânimes, eficazes e custo-efetivos. Os países que apresentam os melhores indicadores de saúde são aqueles em que a Atenção Primária à Saúde (APS) e os médicos de família têm papel fundamental na coordenação do cuidado em saúde. A OMS e a Associação Mundial dos Médicos de Família (WONCA) entendem que os fundamentos conceituais e éticos, as técnicas e as práticas da MFC constituem elemestos importantes na formação médica geral (graduação), independentemente da especialidade que o futuro médico irá exercer, envolvendo os estudantes numa perspectiva ampliada do cuidado em saúde."
- Demarzo, M.M.P. e Anderson, M.I.P., publicado na Revista da SBMFC

Criamos esta ferramenta com o intuito humilde de servir como complementação da base do ensino médico que ofertamos na universidade. O objetivo não é passar a idéia que sabemos mais do que a média a respeito da disciplina, pelo contrário: pensamos que o grande plus do blog é a interação e a troca de idéias entre todos os leitores e colaboradores. neste espaço democrático estaremos abertos a toda espécie de sugestões, críticas e idéias que surgirem no decorrer do ano, além de servir como espaço oficial de comunicação específica entre os professores e alunos da disciplina de MFC do 11º período.
Também estaremos utilizando este espaço para desenvolvermos outras noções, virtudes e aprendizados, principalmente no âmbito de atualidades e conhecimentos gerais. Afinal, é de notório conhecimento que o médico, num evento social, é em geral um chato - não sabe falar de nada que não esteja dentro do seu perímetro de ação.
Espero que a ferramenta seja útil no aprendizado bilateral - também estou ansioso para aprender com todos que estiverem neste espaço.
Prof. Alexandre Pereira
MFC 11º Período - Univali

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABENS.GOSTEI DO BLOGGER: MEDICINA E SAÚDE,ESTOU ENVIANDO AOS INTERNAUTAS MEUS SITES HUMANITARIOS´ DE: SAÚDE,POEMAS.PIADAS.DIETAS,CULINÁRIA,MEDICINA NATURAL E PREVENTIVA,SUGESTO~ES DE FORMULAS DE FARMACIA DE MANIPULAÇÃO,ORKUT RECADOS,BAIXAR MUSICA PARA CELULAE E PAISAGENS,PAPELDE PAREDE,JOGOS ETÇ www.drguto.com.br www.gutenbergbioquimico.hpg.com.br wwwdoutorgutenberg.blogspot.com