Principais produtores (1):
ABADEH
É uma vila a 125 km ao Sul de Isfahan, perto da estrada Isfahan-Shiraz.Todos os tapetes de Abadeh são de manufatura recente, sua história apresenta somente algumas décadas de manufatura de tapetes.Não existem desenhos tradicionais, o que acontece na realidade é a utilização de visuais presentes em outros tapetes produzidos no Irã. O motivo mais utilizado nesta cidade é o copiado da tribo de Kashgai, que utiliza pequenos desenhos geométricos, similar também ao utilizado na província de Fars. São freqüentes as cores vivas, predominantemente o azul e o vermelho.Apesar de não terem uma grande tradição na cultura tapeceira, os produtos de Abadeh são muito recomendados pela sua beleza e também pela qualidade.
ARDEBIL
O lugar de produção e negociação desse tipo de tapete é a província de Azarbaijan.Os tapetes e passadeiras vinham da manufatura do pátio até 1880 e são peças muito apreciadas; os tapetes que chegaram mais tarde já surgiram com um acabamento feito pelos fabricantes caseiros.A característica principal destas peças são as suas cores vivas e alegres; a cor de fundo sempre varia entre azul, marfim e vermelho. A ornamentação interna se compõe de alguns medalhões em losangos, colocados atravessados, e os cantos livres são preenchidos com figuras quadradas ou algo semelhante. A seleção dos ornamentos se resume às formas florais estilizadas, colorido rico e um contraste forte. A guarnição da área interna é composta pelo beiral principal, seguido por dois ou três beirais simples.A escolha do desenho fica entre grandes e pequenas rosetas em forma de losangos, sendo um ótimo tapete para uso, bem trabalhado, firme, podendo ser usado em qualquer parte. Um entrelaçamento similar ao afamado Moschee Ardebil é impossível de ser encontrado, nenhum de seus desenhos é estilizado. Ele é considerado peça de manufatura do pátio de Tabriz.
BAKTIAR
São feitos em uma vasta região de Charar Mahal, uma grande parte do platô Iraniano, que por séculos tem sido a terra dos nômades de Baktiar e Kaschgai. Apesar do nome, os tapetes Baktiar não são tecidos por tribos do mesmo nome, porém por imigrantes que eram outrora nômades, e hoje são proprietários de terras.No Baktiar é utilizado um tingimento natural e o tapete tem um alto valor artístico. O motivo em forma de estrela, conhecido como “A Jóia de Mohammed”, que simboliza a divindade, é freqüentemente utilizado nos seus desenhos. Outra característica é a utilização do desenho em compartimento, técnica em que o padrão é subdividido em diversos retângulos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário