"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Morro pode desabar sobre as casas de 11 famílias no bairro Espinheiros

Os deslizamentos de terra no morro do bairro Espinheiros - Itajaí começaram no fim de semana e se repetiram com a chuvarada da terça-feira à noite. Os moradores da rua Fermino Vieira Cordeiro estão assustados com a situação. A defesa civl ainda não tirou as famílias do lugar e pede que o pessoal fique de olho no morro até sair o laudo de um geólogo.
O motorista Sérgio Lopes mora no local com o filho de nove anos. Ele disse que na terça-feira o desmoronamento foi tão grande que a terra chegou a tomar conta da rua. Por causa da sujeirada que desce do morro, João da Silva, 59 anos, teve a ajuda do sogro e do cunhado para fazer uma vala. Segundo ele, o buraco foi necessário para escoar a água. "Tá complicado aqui", disse.
A dona de casa Marinêz Dognini contou que agora, com o tempo mais seco, a situação melhorou um pouco. Mas, de dentro de sua casa, ela ainda escuta a terra deslizando do morro. "Os vizinhos comentam que temos que sair daqui. Mas sair pra onde? Não tem como ficar na casa de parentes", relata Marinêz.
O coordenador da defesa civil, Sérgio Burgonovo, confirmou os desmoronamentos no Espinheiros e disse que, por enquanto, 11 famílias tão em situação de risco no local. "Um geólogo visitou a área e vai me passar um levantamento. Daí a gente vai saber quem precisa sair de lá", disse Burgonovo.
A orientação da defesa civil pra população que vive próxima ao morro do Espinheiros é ficar de olho nos morros. "A precaução agora é o monitoramento. Os moradores devem ficar atentos. Se observarem qualquer perigo maior, as casas devem ser abandonadas", explicou Burgonovo.

Nenhum comentário: