"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Tese sobre distúrbio de personalidade anti-social

Sansão, o personagem bíblico, sofria de um dos primeiros casos reportados de distúrbio da personalidade anti-social.
Eric Altschuler, da Universidade da Califórnia, San Diego, e seus colaboradores dizem que Sansão apresentava sinais de seis dos sete comportamentos associados ao distúrbio.
Rotineiramente envolvia-se em brigas, matando de uma só vez 1000 filisteus com uma das mãos, apreciando com prazer, sem sentir remorso. Também apresentava uma ligeira indiferença por sua segurança, o que pôde ser notado ao contar a Dalila, a mulher que tentara matá-lo por três vezes, o segredo de sua força.
O distúrbio da personalidade anti-social apresenta, no mínimo, três dos sete comportamentos específicos como a impulsividade, a imprudência e a participação habitual em lutas, de acordo com um manual padrão denominado DSM-IV, utilizado pelos médicos para diagnosticar as doenças mentais conhecidas.
"É como se o autor da história tivesse os critérios DSM pendurados em sua parede", diz Altschuler. Os pesquisadores relacionam a queima dos campos filisteus à impulsividade e à inabilidade de adaptação às normas sociais. Era um ludibriador, o que pode ser comprovado por não ter dito a seus pais, por exemplo, que havia retirado o mel da carcaça de um leão e, como várias pessoas com o distúrbio da personalidade anti-social, comportava-se muito mal quando criança: ateando fogo em objetos, torturando animais, roubando e intimidando outras crianças.
Altschuler diz que o diagnóstico pode tornar outras partes da história mais inteligíveis, tais como momentos dos capítulos 13 e 16 de Juízes. Por exemplo, um capítulo inteiro é dedicado à mãe de Sansão, Hazelelponi, sendo avisada pelos anjos a não ingerir bebidas alcoólicas durante a gravidez, sugerindo que a imprudência e o desrespeito pelos outros era uma característica familiar.
A pesquisa foi publicada na edição de 17 de fevereiro de Archives of General Psychiatry.

Nenhum comentário: