"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Dispepsia

Dispepsia é uma dor ou desconforto sentido na parte superior do abdômem. A dor pode ser cíclica, mas usualmente permanece a maior parte do tempo. Pessoas de qualquer idade ou sexo podem ter dispepsia, problema que ataca uma em cada quatro pessoas. Os sinais clássicos da dispepsia são: dor em queimação no estômago, empachamento, pirose, náuseas e vômitos e eructações.
Muitas vezes a dispepsia é causada por uma úlcera no estômago ou duodeno, ou pela doença do refluxo, o que acaba causando ocasionalmente dor no peito, podendo servir como diagnóstico diferencial para IAM.
Algumas vezes a dispepsia pode ser um sinal de uma doença mais séria como uma profunda úlcera gástrica, mas raramente ela é causada por câncer. É especialmente importante consultar um médico quando a dispepsia está associada aos seguintes fatores: mais de 50 anos de idade, perda de peso recente sem intenção, disfagia, vômitos freqüentes, sensação de massa no abdômem. Na maioria dos casos a dispepsia é tratável com medicamentos. Caso não ocorra melhora significativa após oito semanas de tratamento, a endoscopia digestiva será uma boa alternativa como exame complementar.
Medidas de suporte são importantes:
- Cessação do tabagismo
- Redução do nível de stress
- Não comer antes de ir deitar e elevar a cabeceira da cama
- Não fazer uso de analgésicos e/ou anti-inflamatórios sem conhecimento médico

Referência: American Academy of Family Physicians, Out 1999.

Nenhum comentário: