"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

domingo, 8 de fevereiro de 2009

'Demos voz a Eluana', diz pai da italiana que sofrerá eutanásia

Giuseppe Englaro, pai da italiana de 38 anos que está em estado vegetativo desde 1992, disse ao jornal chileno "La Nación" que não fez "nada além de dar voz a Eluana", ao explicar sua decisão de deixar a filha morrer. Giuseppe questiona a Igreja Católica e as ideologias que tentaram impor em uma história que ele viveu com mais dor que qualquer outro. Embora o debate do caso tenha começado em 1997, quando o pai de Eluana iniciou a batalha judicial para desligá-la dos aparelhos, a polêmica veio à tona depois que, após 12 anos, a Justiça permitiu que a família iniciasse o procedimento para retirar a alimentação e a hidratação da italiana. Ele lembra que, algumas semanas antes de sofrer o acidente, a filha - chocada com uma história semelhante de um amigo que ficou em coma profundo - disse o que deviam fazer com ela se acontecesse algo parecido: "não comigo, lembrem". "Ficava horrorizada com estes casos, ao ponto de dizer que ela não aceitaria isso (fica em coma) jamais", disse Giuseppe.
Giuseppe Englaro insistiu em que a decisão que tomou foi determinada pela filha, que tinha pedido a ele a à mãe para ser protegida caso ocorresse algo parecido, o que depois realmente aconteceu.
"Sabia o que poderia acontecer após um acidente de trânsito: tinha visto alguns amigos que tinham sido submetidos a protocolos de reanimação de emergência para sobreviver em condições de total privação, ligados a máquinas sem as quais não poderiam sobreviver", acrescentou. Afirmou que a filha ficava horrorizava com este tipo de sobrevivência e que disse mais de uma vez aos pais, parentes e amigos "que preferia morrer a continuar vivendo nessas condições".
"Pedimos sempre apenas o respeito à vontade de Eluana e sua maneira de ser. Não fizemos nada além de dar-lhe voz", reiterou.
Ontem a alimentação e a hidratação parenterais de Eluana foram suspensas, e espera-se o óbito por desidratação/desnutrição entre sete e dez dias.

Nenhum comentário: