"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Novo Código de Ética Médica deve ser definido até 29 de agosto

Durante a IV Conferência Nacional de Ética Médica, realizada entre 25 e 29 de agosto, em São Paulo, serão divulgadas as propostas aprovadas pela Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica - formada por membros da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB) - para a organização do novo Código de Ética Médica. Dividido em três partes, o documento terá princípios fundamentais, direitos e deveres de conduta.
O objetivo da comissão é que os artigos sejam analisados e discutidos em grupo para que, no último dia da conferência, a revisão seja aprovada. Com início em junho de 2008, o processo de revisão recebeu mais de 2.800 sugestões para reformular os preceitos éticos, técnicos e morais da medicina. Entre as mudanças propostas estão: autonomia dos pacientes, conflitos de interesses da relação do médico com a indústria farmacêutica e tecnociência - relacionada à incorporação de novas tecnologias.
Fonte: SBMFC News

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantástico!!! Mais ainda é saber que a minha velha se abalou-se de Rondonia especialmente para participar disso como um dos membros do CFM!! Um dia eu chego lá... ehehhehehhe queria ser uma mosquinha para ver os debates!!
Vamos esperar que tenha alguma melhora no código!

Luiz Fernando Wanssa