"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Grandes médicos da antiguidade: Cullen

William Cullen (15 de Abril de 1710, Hamilton - 5 de Fevereiro de 1790, Edimburgo) foi um químico e psiquiatra escocês. Iniciou em 1726 curso de artes e estudos gerais na Universidade de Glasgow. Interessado em medicina, foi aprendiz de cirurgião apotecário com John Paisley, nessa cidade. Em 1729 trabalhou como cirurgião para a Compania das Índias Ocidentais. Em 1733 um pequeno legado financiou estudos particulares em literatura geral e filosofia. Foi para a Universidade de Edimburgo para ter aulas formais de medicina. Casou-se em 1741 e tornou-se conselheiro da cidade de Hamilton e magistrado. Também era o médico de James, quinto duque de Hamilton (1703-43) e sua família. Com o falecimento do duque em 1743, Cullen e sua família mudaram-se para Glasgow, onde atendia pacientes e ensinava fisiologia, botânica e disciplinas médicas.
Em 1755 mudou-se para Edimburgo e assumiu a cadeira do Instituto de Medicina em 1766. Ajudou a fundar a Royal Society of Edinburgh (Sociedade Real de Edimburgo) e a Royal Medical Society (Sociedade Real de Medicina). Pela sua liderança acadêmica foi eleito membro da Royal Society of London (Sociedade Real de Londres) em 1777.
Contribuições para a Psiquiatria
Cullen acreditava em "entidades" como causa de doenças. Compilou um extenso livro de nosologia (sistema classificatório para doenças). Foi o primeiro a ver a analogia entre delírio e sonhos ilusórios (isto é, sonhos com conteúdos inconguentes ou bizarros). Também foi o primeiro a cunhar o termo neurose, entretanto o utilizou de uma forma que pouco lembra o conceito moderno de perturbações de ansiedade.
Obra
- First Lines in the Practice of Physic (1785)

2 comentários:

Eliezer disse...

Esse eu não conhecia... É fantástico conhecer a história da medicina!

Yoann Pérès disse...

so para esclarecer....
neurose--- proposto por Cullen para definir as doenças nervosas que acarretavam distúrbios da personalidade. Foi popularizado na França por Philippe Pinel em 1785. Retomado como con­ceito por Sigmund Freud a partir de 1893, o termo é empregado para designar uma doença nervosa cujos sintomas simbolizam um conflito psíquico recalcado, de origem infantil.
valeuu...