A vacina contra o vírus A (H1N1), que causa a nova gripe, deve começar a ser produzida no Brasil em outubro. Segundo Isaías Raw, presidente da Fundação Butantan, a cepa, distribuída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), deve chegar ao país dentro de 15 dias. Raw não descarta a possibilidade de, até a produção da vacina, o vírus passar por mutações.
— A cepa é o vírus vivo, que foi modificado de forma que ele não é agressivo. Ele está vivo, se reproduz, mas quando injetado em uma pessoa, ele produz anticorpos e protege a pessoa. A cepa vacinal é produzida a partir de um vírus normal que é atenuado — explica o pesquisador.
Com a chegada da cepa, a vacina deve começar a ser produzida em pequena quantidade para ser testada em voluntários.
— Nossa fábrica está pronta e o Instituto Butantan tem competência para fazer a vacina, porque já fizemos a vacina contra a gripe aviária. Precisamos apenas encontrar voluntários para receber essa vacina, que não tem perigo nenhum — afirma.
A partir de outubro, o país terá condições de produzir, segundo Raw, até 1 milhão de doses da vacina por mês, mas o objetivo não é vacinar toda a população do país.
— Se essa gripe continuar sendo menos agressiva que a gripe comum, que matou 750 mil pessoas em 2008, vamos vacinar só quem teve contato com quem teve a infecção. Se a gripe, de repente, passar a ser letal como é o caso gripe aviária, vamos tomar providências — diz.
O especialista explica que o vírus da gripe costuma mudar continuadamente, o que poderia ocasionar um surto da doença no inverno de 2010. A gripe começa a ser um surto sempre no inverno. Neste ano, já começou a estação e ainda não aconteceu nada. O Ministério da Saúde afirmou que acompanha as pesquisas realizadas dentro e fora do país que podem levar ao desenvolvimento de insumos para tratamento e prevenção da nova gripe, mas diz que ainda não há previsão para que a vacina chegue à população.
2 comentários:
Conforme a notícia, nas palavras de Isaías Raw, a gripe comum matou 750 mil pessoas em 2008. Eis um detalhe interessante - certamente, poucos já prestaram atenção nas mortes causadas pela gripe comum, ao passo que todos apavoram-se com as mortes causadas pela influenza A... Aplausos para a mídia, que voltou suas atenções - e as atenções de todos, por consequência - para uma condição clínica tão banalizada quanto a gripe...
A vacina só para o próximo ano, na mesma época d vacinação da influenza comum...(a principio né)!!
Postar um comentário