"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Caso suspeito de influenza A (H1N1) no Hospital Marieta

Foi atendido ontem no HMMKB, em Itajaí, o sr. A. A. S., 28 anos, com suspeita clínica e epidemiológica de influenza tipo A. O paciente esteve nos EUA nas duas últimas semanas, onde iniciou com sintomas gripais após uso de transporte coletivo fechado (metrô) em diversas ocasiões, apesar de não recordar-se de ter estado em contato com algum caso suspeito ou confirmado da doença.
A. A. S. iniciou com febre e dores pelo corpo há quatro dias, tendo retornado ao Brasil no dia seguinte, fechando o quadro epidemiológico para classificação como caso suspeito. Os sintomas pioraram ontem, quando procurou atendimento no PA Unimed, em Balneário Camboriú. De lá, o paciente foi transferido para o Hospital Marieta, por ser referência na região no tratamento dos quadros de influenza.
Segundo as enfermeiras Rosângela e Salete, da 17ª Regional de Saúde, que acompanharam o paciente e fizerem a coleta das culturas necessárias, ele encontra-se em bom estado geral, tendo sido orientado a realizar quarentena domiciliar por 10 dias, não necessitando de internação hospitalar.
É o primeiro caso suspeito de influenza A no município nos últimos 30 dias.

Nenhum comentário: