"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 30 de junho de 2009

Dinamarca registra 1º caso de resistência ao antiviral Tamiflu

Foi registrado na Dinamarca o primeiro caso de um paciente com gripe suína resistente ao antiviral Tamiflu. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo laboratório suíço Roche, que produz o medicamento. O paciente dinamarquês não apresentou melhora ao ser tratado com o remédio. Ele recebeu, então, doses de Relenza, fabricado pelo laboratório britânico GlaxoSmithKline, e já está curado.
"É algo que esperávamos", explicou à agência de notícias France-Presse o porta-voz do laboratório, David Ready. "Nos testes clínicos com o Tamiflu havia regularmente alguns vírus resistentes, aproximadamente 0,4% nos adultos", afirmou a Monelle Muntlak, médica diretora da unidade de antivirais da Roche, na França. "É um caso isolado de resistência", enfatizou.
O laboratório fez questão de salientar que o caso comprovado na Dinamarca não significa que o vírus da gripe suína se tornou globalmente resistente ao Tamiflu. O remédio é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um tratamento eficaz contra a forma atual da nova gripe.
Fonte: Agência Reuters

Nenhum comentário: