"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 2 de junho de 2009

Teste poderá detectar câncer de próstata em 3 minutos

Os homens podem contar no futuro com um novo método para diagnosticar o câncer de próstata. Pesquisadores ingleses, em parceria com norte-americanos, desenvolveram uma técnica que promete analisar o fluído da glândula masculina e dar o resultado em apenas três minutos.
Seria a possibilidade de eliminar um dos exames mais malvistos pelos pacientes, o do toque retal? Se já abriu um sorriso de felicidade, trate de tirá-lo do rosto. Por enquanto, essa possibilidade não foi ao menos mencionada. Utilizando amostras de voluntários, os cientistas criaram um instrumento portátil, que analisa o nível de citrato por meio da energia da luz.
O citrato se caracteriza como um biomarcador significativo de doenças, que pode fornecer um método confiável para o rastreamento e detecção de câncer de próstata, e para o acompanhamento de pessoas com a patologia. Essa técnica poderia constituir a base de um simples processo de triagem para o câncer de próstata, a ser usada em serviços ambulatoriais de hospitais, disse David Parker, líder dos cientistas do Departamento de Química da Universidade de Durham, na Inglaterra, ao site Science Daily. O novo teste exige apenas um microlitro de fluído da próstata. Os pacientes contam com anestesia local durante o procedimento de retirada.
"O citrato é formado nos processos de metabolismo celular, que se alteram conforme o câncer cresce. Desde que as concentrações de citrato diminuam acentuadamente no início, essa técnica torna possível analisar o que está acontecendo rapidamente na fase precoce e tratável do câncer de próstata, acrescenta Leslie Costello, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. O desafio da equipe tem sido buscar formas de medir as alterações com precisão. A próxima etapa é trabalhar com um hospital local e examinar amostras de 200 voluntários. Os pesquisadores têm a intenção de analisar outros fluidos corporais com a mesma técnica. Uma eventual aposta é o sêmen.
A Sociedade Brasileira de Urologia informa que o diagnóstico precoce do câncer de próstata proporciona 90% de chances de cura. Caso não seja detectado a tempo, pode causar infertilidade, impotência sexual, infecção generalizada, problemas urinários e até a morte. Os homens têm de fazer o exame periódico depois dos 45 anos e, se houver casos na família, a partir dos 40 anos. Apenas a verificação do sangue não detecta o tumor, sendo imprescindível o toque retal.

Nenhum comentário: