O baixo índice de sangue nos estoques dos Centros de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) podem adiar as cirurgias eletivas. O frio intenso e contínuo é um dos motivos apontado pelas equipes técnicas para as quedas nas doações em todo Estado. De acordo com a assistente social do Hemosc em Florianópolis, Dina Pinheiro, desde o mês de maio as captações de sangue estão abaixo do esperado. Até o momento nenhuma cirurgia precisou ser transferida.
— Para conseguirmos atender a demanda da Grande Florianópolis, por exemplo, são necessárias cerca de 130 doações por dia, mas nossa média nas últimas semanas não chega a 80 — explicou Pinheiro.
A assistente social também salienta que as pessoas que tomaram a vacina da gripe devem aguardar trinta dias para realizar doação de sangue. Segundo ela, todos os dias acontecem acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão. Além disso, a doação de sangue também é importante para os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.
— Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam estoques suficientes para atender a toda população — alertou Dina Pinheiro.
Quem pode doar:
- Os candidatos devem estar bem de saúde e possuir hábitos de vida saudável;
- Ter entre 18 e 65 anos;
- Pesar no mínimo 50 quilos;
- Apresentar um documento de identidade com foto, expedido por órgão oficial, como RG, carteira de trabalho ou de motorista.
Quem não pode doar:
— Pessoas em jejum prolongado ou que tenham ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas;
— Quem fez cirurgia recentemente;
— Menores de 18 e maiores de 65 anos;
— Pessoas que ingeriram bebida alcoólica há menos de 12 horas;
— Pessoas que apresentaram febre, gripe ou qualquer tipo de infecção nos últimos sete dias;
— Portadores da Doença de Chagas e hepatite viral após os 10 anos de idade;
— Grávidas;
— Usuários de medicamentos;
— Usuários de drogas injetáveis.
Como é feita?
— Através da inserção de uma agulha em um dos braços, são retirados aproximadamente 450 ml de sangue;
— Todo o processo leva em torno de 45 minutos;
— Doar sangue não dói, nem prejudica a saúde.
Onde fazer a doação:
No Estado, as doações podem ser feitas em Florianópolis, Lages, Criciúma, Joinville, Joaçaba, Chapecó, Tubarão, Jaraguá do Sul e Canoinhas.
Fonte: Diário Catarinense
Nenhum comentário:
Postar um comentário