"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Barack Obama assina lei que impõe restrições à indústria do cigarro

O presidente norte-americano, Barack Obama, assinou nesta segunda-feira um projeto de lei que, pela primeira vez, confere ao governo dos EUA poderes amplos para regulamentar os cigarros e outros produtos à base de tabaco.
"Ela vai forçar essas empresas a admitirem mais clara e publicamente os efeitos prejudiciais e mortais dos produtos que vendem", disse Obama. A nova lei estipula limites para os anúncios de cigarro e impede que produtos feitos de tabaco tenham gosto de doce ou fruta, numa tentativa de diminuir o apelo da indústria em crianças e adolescentes. O texto também determina que a Food and Drug Administration, órgão que regula o setor nos Estados Unidos, tenha poder para diminuir a quantidade de nicotina nos produtos feitos de tabaco e bloquear dos rótulos expressões como "light" e "baixo teor". As empresas fabricantes também terão de colocar avisos sobre os perigos do cigarro nas embalagens.
Para Obama, a lei vai "salvar muitas vidas americanas". O presidente dos EUA acusou a indústria de expor os jovens à propaganda constante e de tornar o cigarro ainda mais tentador ao mascarar o sabor da nicotina e do alcatrão. Segundo Obama, quase 90% dos americanos fumantes começou a comprar cigarros com 18 anos ou menos. "Eu fui um desses adolescentes", disse o presidente. "Eu sei o quanto é difícil acabar com esse hábito depois de tê-lo por tanto tempo".
A lei marcou o ponto culminante de uma busca lançada há mais de uma década por parlamentares adversários da indústria do tabaco para colocar os cigarros sob o controle da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês).
Fonte: Agência Reuters

Um comentário:

Jussara disse...

O Brasil deveria seguir o mesmo exemplo, uma vez que, o cigarro comprovadamente MATA, os impostos em cima destes produtos deveria ser altíssimo, pois o brasileiro começaria a pensar mais sobre o hábito prejudicial de fumar!!!!!!