"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

segunda-feira, 9 de março de 2009

Prova de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade

A SBMFC anuncia a abertura das inscrições de concurso para obtenção de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade. A especialidade vem se fortalecendo muito nos últimos anos e atualmente alguns municípios já vêm exigindo a titulação para a atuação na Estratégia Saúde da Família e também remunerando de forma diferenciada aqueles que possuem esta titulação. A aplicação da prova está prevista para o dia 31 de Maio de 2009 em diversas cidades do país sendo que, por ser financiada pelo Ministério da Saúde, as inscrições para o concurso serão gratuitas.
Ao realizar a inscrição o candidato selecionará três possibilidades de cidades onde poderá prestar a prova dentre as disponíveis. A confirmação do local onde realizará a prova será feita após o final das inscrições. Em raros casos pode ocorrer de nenhuma das cidades escolhida ser habilitada, então o candidato terá a opção de escolher entre as outras cidades que forem habilitadas. O concurso consiste em prova de múltipla escolha e análise de currículo dos que obtiveram pelo menos 60% de acertos. A Associação Médica Brasileira (AMB) cobra a confecção do diploma dos candidatos qualificados no concurso e a SBMFC não retém nenhuma porcentagem desse valor.
A partir de 2008 a AMB passou a exigir que para candidatar-se ao titulo de especialista para alguma especialidade o pretendente comprovasse atuação mínima do dobro do período normal necessário para a conclusão de Residência Médica na respectiva área. Sendo assim, como o período de conclusão normal da residência em Medicina de Família e Comunidade é de dois anos, exige-se no mínimo comprovação de quatro anos de experiência em atendimento na área (como, por exemplo, na Estratégia de Saúde da Família). Para aqueles que concluíram residência em Medicina de Família e Comunidade é possível inscrever-se para o concurso mediante apresentação do certificado de conclusão da residência não necessitando comprovar tempo de atuação na área. Esta é uma grande oportunidade para a sua qualificação profissional, portanto, se você preenche os requisitos não perca essa chance.
Maiores informações no edital www.sbmfc.org.br/News/Media/810df2e8/Edital_SBMFC.pdf
Para se inscrever no concurso, clique em https://correio.univali.br/exchweb/bin/redir.asp?URL=https://ssl664.websiteseguro.com/sbmfc/site/insc_prov_titulo_2009/fichainscricao.asp

Um comentário:

nessa sabino disse...

Sou presidenspte de um jornal na cidade de Santos/Sp, chamado Jornal do Marapé. Gostaria de saber como faço para falar com o doutor Alexandre Pereira sobre o texto de Bocejo. Este assunto será abordado na próxima edição do jornal de abril. Será possível conseguir o email de contato?

Att,
Vanessa Sabino
Presidente e Jornalista Responsável do Jornal do Marapé
Mtb. 57.413/SP