"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

domingo, 4 de outubro de 2009

Estudantes que cursaram medicina no exterior farão prova para validar diploma

Uma portaria dos ministérios da Saúde e da Educação publicada dia 16 de setembro no Diário Oficial da União propõe que estudantes que cursaram medicina em outros países tenham que fazer um prova para terem seus diplomas validados no Brasil. O exame será feito em duas etapas: uma avaliação escrita e outra, prática, de habilidades clínicas. A validação ficará sob a responsabilidade de universidades públicas brasileiras que ofereçam curso de medicina e queiram aderir às regras da portaria.
A avaliação será elaborada com base na Matriz de Correspondência Curricular, elaborada por professores dos cursos de graduação de medicina de 16 universidades públicas brasileiras. A coordenação ficará sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). De acordo a portaria, os candidatos deverão comprovar que se graduaram em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação ou órgão correspondente do país de conclusão. A carga horária mínima do curso deverá ser de 7,2 mil horas com período de integralização de seis anos e 35% em regime de internato.
O Ministério da Saúde estima que cerca de 5 mil médicos deverão se interessar pela medida. Hoje, quem quer validar o diploma obtido no exterior passa por um processo de validação de documentos que pode se estender por até seis anos. Esse mecanismo continuará valendo, mas a partir de agora o candidato também poderá optar por fazer a prova. Os interessados devem se inscrever no processo de avaliação, fazer os exames e, caso sejam aprovados, apresentar os resultados a uma das universidades credenciadas.
Fonte: www.portalmedico.org.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Espera-se com isto que os médicos formados fora e contratados no Brasil de forma ilegal e a preço vil possam mostrar, já com CRM, seu verdadeiro potencial e sua luta pela eterna melhoria das condições de trabalho, condições estas que são ignoradas por gestores "ignorantes" no verdadeiro significado da expressão "Saúde Pública".

LuCa

Eliezer disse...

Desde que tal medida melhore as condições de trabalho da classe médica como um todo... Que venham os estrangeiros legalizados! O lugar dos bons médicos sempre estará assegurado, em qualquer lugar, nas melhores condições possíveis!