"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

domingo, 25 de outubro de 2009

Conselho Federal de Medicina quer desencorajar vasectomia

Preocupado com a procura de jovens pela vasectomia e com homens movidos por motivações impensadas, o Conselho Federal de Medicina (CFM) alerta que a operação para evitar filhos não pode ser banalizada. Para isso, acaba de baixar uma resolução com normas técnicas para esse tipo de cirurgia. O CFM orienta que o médico que realizar a vasectomia deve estar habilitado para reverter o processo, caso o paciente se arrependa – e o índice de arrependimento é alto: 17%. Edvard Araújo, coordenador da Comissão do Médico Jovem do CFM, informa que o número de homens que não conseguem reverter a vasectomia, quando mudam de ideia e querem um filho, é grande – daí a importância de pensar bem antes de decidir.
Ficou estabelecido pelo CFM que deve haver um intervalo de 60 dias entre o momento que manifestou a vontade até a realização da cirurgia. Se a escolha for mesmo operar, é importante procurar saber se o médico é habilitado para fazer e reverter o processo, mas lembre-se de que isso não é garantia de que haja sucesso na reversão. Renato Fraietta, urologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), diz que a procura é grande porque a intervenção masculina é mais simples do que a laqueadura, na mulher. Quanto ao interesse dos solteiros, ele desaconselha. “Não é recomendado para quem não tem filhos, que a mulher está grávida ou o filho acaba de nascer. Pois não se sabe se a mulher pode perder o bebê ou se acontecerá algo com a criança. É melhor esperar para não se arrepender".
Apesar de ser um procedimento com possibilidade de reversão, o médico diz que deve ser encarado como definitivo, mesmo porque é mais fácil a esterilização do que o oposto. “O homem não pode fazer pensando em desfazer. É como se casar pensando no divórcio”.“Costumo dizer que estragar é fácil, rápido e barato. Em meia hora, com anestesia local e até com cobertura do convênio, o homem faz a vasectomia; mas, para reverter, é uma cirurgia que pode levar quatro horas, custa caro, precisa de anestesia geral, muitos convênios não cobrem e não há garantia de sucesso. Quanto mais tempo depois de feita, mais difícil é reverter”.
No caso dos solteiros que querem operar, fica evidente que há a intenção de sexo sem proteção e sem parceira fixa. Entretanto, um detalhe importante é que a vasectomia não previne doenças sexualmente transmissíveis, portanto, o uso do preservativo continua sendo essencial.

Nenhum comentário: