"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Probiótico reduz diarreia causada por uso de antibióticos


Um estudo promovido pelo instituto RAND - organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que desenvolve pesquisas nas áreas de saúde, educação, direito e meio ambiente - indica que o consumo de probióticos ajuda a reduzir casos de diarreia em tratamento com antibióticos. O trabalho foi publicado nesta quarta-feira no periódico Journal of the American Medical Association.
De acordo com os cientistas, pelo menos 30% dos pacientes em tratamento com antibióticos sofrem de diarreia. Esse efeito colateral é um dos principais motivos que levam pacientes a interromper o uso do medicamento antes do tempo previsto, prejudicando o tratamento.
O estudo mostrou que o uso a incidência de diarreia em pacientes em tratamento com antibiótico foi 42% menor naqueles que ingeriram probióticos. "Nós descobrimos um claro efeito benéfico dos probióticos na prevenção ou no tratamento de diarreia associada ao uso de antibióticos", diz o coautor do estudo, Sydne J. Newberry, do RAND. 
Mais eficientes - Os pesquisadores do RAND fizeram uma longa revisão da literatura médica para levantar os últimos estudos sobre o uso de probiótico para prevenção e tratamento de diarreia associada ao uso de antibióticos.
De acordo com os pesquisadores, nos últimos anos, vários estudos individuais foram feitos para entender o papel dos probióticos na prevenção e tratamento desse efeito colateral dos antibióticos. A ideia deles foi reunir os resultados encontrados em uma única pesquisa para chegar a dados mais consistentes sobre o tema.
Os autores ressaltam a necessidade de estudos futuros para verificar se existem linhagens ou grupos de probióticos mais eficientes na prevenção de diarreia ou se o uso deles pode trazer algum risco para a saúde dos pacientes.
Fonte: VEJA Saúde

Nenhum comentário: