"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

domingo, 3 de julho de 2011

Ministro da Saúde passa a defender reajuste do cigarro

Diante do mal-estar provocado por declarações feitas há cerca de um mês, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, voltou atrás e defendeu o aumento dos preços de cigarro no Brasil. Na comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio, o ministro disse que combater a pirataria era mais importante do que encarecer o produto. Com a repercussão negativa, ele admite agora adotar as duas medidas de forma simultânea. 
A declaração de Padilha sobre a prioridade do combate ao mercado ilegal causou indignação entre médicos e integrantes do movimento de combate ao fumo. Para eles, o discurso do ministro era uma tentativa de levar em banho-maria as ações de combate ao cigarro, estratégia adotada durante o governo Lula. Desta vez, com um agravante: o golpe partiria justamente de um tradicional aliado, o Ministério da Saúde. 
O descontentamento do movimento antitabagista com a política do governo federal é antigo. A primeira crítica veio diante da decisão de engavetar a proposta para acabar com os fumódromos. O governo demorou ainda a apoiar a proibição da adição de menta e chocolate aos cigarros, tática da indústria para que jovens se interessem pelo produto.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: