"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 5 de julho de 2011

Ingrediente do vinho tinto tem efeito similar ao exercício físico

Em estudo publicado no periódico cientifico FASEB Journal cientistas sugerem que o ingrediente saudável do vinho tinto, o resveratrol, pode prevenir os efeitos negativos caudados pelo sedentarismo. Segundo eles, a ingestão diária de resveratrol ajuda a prevenir os efeitos nocivos que a ausência de gravidade exerce sobre os músculos e o metabolismo ósseo de astronautas. O estudo foi desenvolvido com ratos submetidos à situação similar de ausência de gravidade, que foram divididos em dois grupos. O que ingeriu resveratrol não desenvolveu resistência à insulina ou perda de densidade mineral óssea, o contrário do que foi observado naqueles que não foram alimentados com a substância.
Segundo Gerald Weissmann, editor da FASEB Journal, todos sabem que o corpo humano precisa de atividade física. Contudo, para algumas pessoas é difícil se engajar em uma atividade.  "Um ambiente de baixa gravidade torna isso quase impossível para os astronautas. Aqui embaixo as barreiras à atividade física são igualmente desafiadoras, sejam doenças, lesões, ou um trabalho de escritório”, explica.
Weissmann lembra que o resveratrol pode não ser um substituto para o exercício, mas pode retardar a deterioração até que alguém possa começar a se mover novamente. Os pesquisadores sugerem que o resveratrol pode ajudar a prevenir as consequências danosas do sedentarismo, mas isso não substitui todos os benefícios que a atividade física traz.
Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário: