"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Islândia discute projeto que permite venda de cigarros apenas com receita médica

Na guerra contra o fumo, a Islândia estuda a adoção da medida mais radical já registrada. O parlamento, em Reykjavik, debaterá uma proposta pela qual apenas farmácias seriam autorizadas a vender cigarros – inicialmente, apenas para pessoas com 20 anos ou mais e, no futuro, somente com receita médica.
Pela lei proposta, os médicos seriam incentivados a ajudar seus pacientes a se livrar do vício do tabaco com tratamento e programas educativos. Se isso não funcionar, seriam autorizados, então, a receitar cigarros.
A dura iniciativa é parte de um plano de 10 anos que visa também à proibição do fumo em todos os locais públicos, incluindo calçadas e parques – além do interior de carros, se houver crianças presentes. 
A Islândia também quer seguir o exemplo da Austrália e forçar os fabricantes a vender cigarros em maços todos iguais, de cor marrom.
O projeto de lei é apoiado pela ex-ministra da Saúde islandesa Siv Fridleifsdottir e foi redigido em conjunto com a Associação Médica Islandesa e uma coalizão de grupos antifumo.
— O objetivo é proteger as crianças e os adolescentes e impedir que comecem a fumar — explicou ela.
Fonte: Jornal Zero Hora

Nenhum comentário: