"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Albert von Kölliker


Rudolph Albert von Kölliker (Zurique, 6 de julho de 1817 — Wurzburg, 2 de novembro de 1905) foi um anatomista, biólogo e fisiologista suíço.
Começou seus estudos muito cedo em Zurique ingressando na Universidade em 1836. Após dois anos transferiu-se para a Universidade de Bonn, e mais tarde, para a Universidade de Berlim onde foi aluno dos notáveis fisiologistas Johannes Peter Müller e Friedrich Gustav Jakob Henle. Graduou-se em filosofia em Zurique em 1841, e em medicina na cidade de Heidelberg em 1842.
O seu primeiro emprego acadêmico foi como assistente de dissecações anatômicas junto de Henle; porém este emprego foi curto porque, em 1844, a Universidade da sua cidade natal convidou-o para ocupar a cadeira de professor extraordinário de fisiologia e de anatomia comparada. Sua estadia nesta Universidade foi curta. Em 1847, devido a sua reputação crescente, foi-lhe oferecido o posto de professor na Universidade de Wurtzburgo, onde passou a lecionar as disciplinas de fisiologia e de anatomia microscópica e comparativa. Estudou particularmente as medusas e outros organismos similares.
Para obter matéria prima para os seus estudos, empreendeu expedições zoológicas para o Mar Mediterrâneo e pelas costas da Escócia. No início, interessou-se principalmente pelos invertebrados, porém rapidamente passou a estudar os animais vertebrados. Para estudar os embriões dos mamíferos, foi um dos primeiros a introduzir técnicas microscópicas, incluindo fixação, corte e coloração.
Suas principais contribuições foram no domínio da histologia, secundariamente na zoologia e embriologia. Foi ele quem demonstrou, por exemplo, a diferença entre os músculos lisos e estriados. Entre as suas contribuições na histologia encontra-se o estudo dos músculos lisos e estriados, da pele, dos ossos, dos dentes, dos vasos sanguíneos e das vísceras. Em 1850, escreveu um grande manual de anatomia microscópica.
A sua principal contribuição refere-se ao estudo do sistema nervoso. Em 1845, por exemplo, enquanto morava em Zurique, ele teve êxito ao demonstrar a relação entre as fibras nervosas e os neurônios. Foi ele que teve a idéia de diferenciar a fisiologia da anatomia. Igualmente provou que os cromossomos estavam implicados com a herança genética, e que os espermatozóides eram células.
Todas as contribuições científicas lhe valeram honrarias. Anteriormente era conhecido simplesmente como Kolliker, porém o título von foi acrescentado ao seu nome. Tornou-se membro de sociedades cintíficas em diversos países: na Inglaterra, que visitou várias vezes, era altamente considerado, tornando-se membro estrangeiro da Royal Society em 1860 e, em 1897, atribuiram-lhe o mais alto de sinal de consideração com a Medalha Copley. Recebeu também a Medalha linneana em 1902.

Nenhum comentário: