"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Grandes médicos da antiguidade: Gray

Henry Gray (Windsor, 1825 - junho de 1861) foi um anatomista e cirurgião inglês bastante conhecido por publicar o livro Gray's Anatomy. Ele foi eleito Membro da Royal Society aos 25 anos.
Biografia
Em 6 de maio de 1845, ele ingressou como estudante do St. George's Hospital de Londres e é descrito pelos que o conhecem como um trabalhador detalhista e metódico, alguém que aprendeu anatomia pelo seu método devagar e inestimável de dissecção. Ainda como estudante, conquistou o prêmio trienal Royal College of Surgeons, com o estudo sobre o olho intitulado “The Origin, Connexions and Distribution of nerves to the human eye and its appendages, illustrated by comparative dissections of the eye in other vertebrate animals”.
Em 1852, com apenas 25 anos de idade, foi eleito Membro da Royal Society e, no ano seguinte, com uma monografia de 380 páginas intitulada "On the Structure and Use of the Spleen", que descrevia, entre outros, a origem do baço no mesogástrio dorsal, obteve o prêmio trienal Astley Cooper de trezentos guinéus. No ano de 1858 em Londres, Gray publicou a primeira edição do seu livro "Gray's Anatomy", que continha 750 páginas e 363 figuras. Os desenhos foram feitos pelo anatomista H. Van Dyke Carter, amigo de Gray, a quem é dedicado um agradecimento no prefácio pelas suas grandes contribuições.
Ele teve os postos de demonstrador de anatomia, curador do museu e conferencista de anatomia no St. George's Hospital. Em 1861, foi cirurgião do St. James Infirmary. Em junho do mesmo ano, quando era candidato ao posto de cirurgião assistente do St. George's Hospital, morreu de varíola, contraída do sobrinho e seu paciente Charles. Foi enterrado no Cemitério Highgate.
O livro ainda é publicado com o nome "Gray's Anatomy" e ainda hoje é largamente apreciado como um livro extraordinário para estudantes de medicina.

Um comentário:

Anônimo disse...

Com certeza foi um grande homem. O seu livro tive a oportunidade de ler. É realmente muito bom.


Luiz Fernando Wanssa.