"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Defesa Civil alerta para o risco de deslizamento em SC

Após as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no último final de semana e no dia de hoje, a Defesa Civil do Estado está preocupada com o risco de deslizamento e escoamento de terras. De acordo com o Major Emerson Emerim, gerente da Defesa Civil do Estado, o risco é grande, mesmo com a chuva fraca. "Nossa maior preocupação é que o solo está encharcado e não para de chover. Chove pouco, mas continua molhando. E com isso, a nossa preocupação é com o escoamento e deslizamento de terras, que podem vir a acontecer, como nas chuvas do ano passado", afirmou Emerim em entrevista ao Jornal do Terra na tarde desta terça-feira.
De acordo com o major, as chuvas e o granizo do final de semana deixaram cinco pessoas feridas, estradas estaduais interditadas e comunidades de locais afastados isoladas. "Algumas pontes mais baixas ficaram submersas pela água, deixando comunidades, como a do Morro do Baú, isoladas", explicou.
Segundo o major, a Defesa Civil realiza o monitoramento dos moradores das áreas isoladas. Até o momento, ninguém precisou ser retirado de casa. Ele explicou ainda que muitas pessoas, ao perceberem a situação que seria provacada pela chuva, já deixaram suas residências. "Em razão dos acontecimentos do último ano, elas ficaram abaladas e estão procurando por áreas mais seguras para morar", explicou.
De acordo com Emerim, a região sul do Estado é a mais afetada pelas enchentes. A Defesa Civil já distribuiu colchões, cobertores e lonas plásticas para toda a população afetada para que cobrisse suas casas. O próximo passo será a distribuição de telhas para a reconstrução das casas afetadas.
Conforme números da Defesa Civil do Estado, subiu para 20 o número de cidades que decretaram emergência devido à chuva. Pelo menos 85 mil pessoas foram afetadas em todas as regiões do Estado e 6,7 mil residências apresentaram danos. Além disso, 3.505 pessoas estão desabrigadas e outras 3.555 permanecem desalojadas. Apenas no município de Biguaçu, na região metropolitana de Florianópolis, são 2 mil desabrigados.
Fonte: Redação Terra

Nenhum comentário: