"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Olho de Hórus, o símbolo da prescrição médica

O olho de Hórus é o símbolo da prescrição médica.O culto ao deus egípcio Hórus surgiu há cerca de 5000 anos.
Hórus, filho de Ísis, perdeu a visão após ser atacado pelo demônio Set (ou Seth), mas recuperou-a quando sua mãe invocou a ajuda de Tot (ou Toth).Após esse fato, os médicos egípcios passaram a recorrer ao deus Hórus, utilizando o olho como símbolo de sáude e felicidade. O culto a Horus precedeu a veneração ao grande Imhotep.O simbolismo do olho de Hórus foi adotado pelos médicos gregos, tornando-o signo de Apolo. Médicos gregos escravizados levaram o símbolo para Roma, onde tentou-se atribuí-lo ao deus romano Júpiter.A igreja católica, por sua vez, esforçou-se para cristianizar o símbolo, grafando-o com duplo "R" e divulgando ser uma invocação ao anjo Rafael e sua réplica Responsum Raphaelis.Mais tarde, os alquimistas retornaram ao símbolo grego original, o qual perdura até nossos dias.
Na Era da Razão, o símbolo foi racionalizado e diz-se que é a inicial "R" do latim recipe, "receba esta prescrição" ou "tome estes princípios ativos".
Autor: ELVIO ARMANDO TUOTO, do blog História da Medicina

2 comentários:

Yoann Pérès disse...

Acho que o Rene vai gostar dessa matéria. Vou avisa-lo...

abracoo

Eliezer disse...

Achei fantástico! Aprendi mais uma de cultura geral e cultura médica! Obrigado por nos proporcionar tais belisquetes, professor!