"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Álcool é tão prejudicial quanto o cigarro para a saúde mundial

Embora o uso de álcool ainda seja muito aceito e até incentivado socialmente no mundo todo, seus efeitos negativos para a saúde são, em geral, tão ruins quanto os do cigarro. Uma em cada 25 mortes no planeta pode ser atribuída ao seu consumo, de acordo com uma pesquisa publicada nesta semana na revista médica Lancet. Ainda de conforme o estudo, coordenado por Jürgen Rehm, do Centro de Estudos sobre Vício e Saúde Mental de Toronto (Canadá), 5% dos anos de vida com algum tipo de deficiência em todo o planeta também estão relacionados com o consumo de álcool. Quanto maior o consumo médio, maior o risco de problemas de saúde, e o efeito é ainda maior em populações pobres e marginalizadas.Os pesquisadores também avaliam que, apesar dos aparentes efeitos benéficos para a saúde ligados ao consumo constante e moderado de álcool, o saldo da bebida é muito mais negativo do que positivo, em especial entre os homens. Além de doenças diretamente relacionadas ao álcool, como problemas de fígado, alguns dos males ligados à bebida são tumores de boca, garganta, do cólon e do reto, de mama; depressão, derrames; além de acidentes de trânsito e violência, entre outros.O consumo médio per capita no mundo é de 6,2 litros de etanol puro por ano, com valores próximos de 12 litros anuais na Europa, os campeões da bebedeira. Na antiga União Soviética, o caso é o mais dramático: 15% das mortes estão associadas ao alcoolismo.

2 comentários:

Eliezer disse...

Interessante notícia, é mesmo importante chamar atenção para o álcool, pois poucas vezes nos damos conta da dimensào do problema...

Anônimo disse...

o alcool passa desapercebido pelas pessoas da sociedade, e ainda é tido como um grande produto "sociável" perante a sociedade.


Luiz Fernando Wanssa.