"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Remédio para acne pode afetar o crescimento ósseo

No combate à acne vale tudo: limpeza de pele, loções, produtos e remédios. Mas, para exterminar a grande vilã da pele, é preciso tomar alguns cuidados. Muitas pessoas são medicadas com Isotretinoína oral (Roacutan), uma substância de uso adulto indicada para casos de acne grave e que, entre outros efeitos, pode interromper o processo de crescimento ósseo na infância e adolescência.
“Sem dúvida a Isotretinoína tem papel destaque no tratamento da acne. Porém está indicada apenas em casos resistentes a outras formas de tratamento. O tratamento tem que ser acompanhado de perto, com exames mensais, por causa dos efeitos colaterais” afirma o presidente da Sociedade de Dermatologia do Rio, Carlos Barcaui.
O médico explica quais são os efeitos colaterais de Isotretinoína. “O fechamento prematuro das epífises ósseas pode ocasionar a interrupção do crescimento ósseo,” revela.
“Todos os tratamentos da acne visam interromper uma das fases do ciclo dela: desobstrução dos folículos, diminuição da quantidade de bactérias, esfoliação da pele, redução do sebo e da inflamação,” revela.
Causadora do aparecimento de espinhas e pontos negros, principalmente no rosto, a acne pode se manifestar com tanta intensidade a ponto de gerar transtornos estéticos e emocionais. Para o médico Carlos Barcaui, há diversas causas para a formação dela.
“A acne é causada por múltiplos fatores. Os principais são: aumento da secreção de sebo (relacionado com a ação dos hormônios na adolescência), ceratose e consequente formação do cravo, colonização por bactéria e inflamação”. O médico afirma ainda que as espinhas não devem ser espremidas. Ele aconselha o uso caseiro de loções e sabonetes desengodurantes, a base de enxofre e ácido salicílico.
“A manipulação inadequada das espinhas pode desencadear o agravamento do processo inflamatório, com a consequente formação de cicatrizes,” alerta. O presidente da Sociedade de Dermatologia do Rio afirma que com disciplina e tratamento, ótimos resultados podem ser facilmente conseguidos. “A maioria dos quadros tende a ser limitados e com as drogas atuais o controle da acne pode ser obtido,” conclui.

Um comentário:

Anônimo disse...

vai ver que é por isso que eu sou baixinho.. tomei essa bagaça por 6 meses!!
eheheheheh




Luiz Fernando Wanssa.