"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Presidente do CFM recebe título de cidadão catarinense

Em sessão solene realizada na noite de quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o médico Roberto Luiz d’Avila recebeu o título de cidadão catarinense das mãos do colega de profissão e deputado Serafim Venzon (PSDB), autor da proposta. O evento contou com a participação de autoridades do setor de saúde e representantes do conselho médico catarinense.
Venzon destacou que a homenagem é “um reconhecimento do Parlamento Catarinense aquele que, pelas suas obras e realizações, cumpriu extenso trabalho social, gerando benefícios a inúmeros cidadãos”.
Para o deputado Jailson Lima (PT), que também é médico e foi aluno de Roberto, a cerimônia é um “momento ímpar” para a classe médica do estado. “Nos sentimos orgulhosos em poder ter uma figura assim como cidadão catarinense”, frisou.
Fazendo referência ao fato de Roberto ser o atual presidente do Conselho Federal de Medicina, o deputado federal Edinho Bez (PMDB) lembrou que “Santa Catarina tem agora o privilégio de contar com um cidadão seu como representante dos cerca de 350 mil médicos existentes no país”.
O representante do Conselho Regional de Medicina de SC, Nelson Grisard, relatou aos presentes o trabalho de Roberto como coordenador da Comissão Nacional de Revisão de Ética Médica. “Não é somente pela generosidade que os catarinenses lhe concedem esse título, mas também pela sua dedicação à causa da saúde”, explicou.
Em discurso emocionado, o homenageado afirmou que quem não viveu distante de sua terra não pode compreender totalmente a importância da homenagem. “Meu corpo nasceu no Rio de Janeiro, mas minha alma nasceu aqui. Penso que sempre fui catarinense e não conseguiria me sentir completo sem esse título”, completou.
Nascido no Rio de Janeiro, o homenageado adotou Florianópolis como sua terra natal há 32 anos. Atuou como professor na Universidade Federal de Santa Catarina e foi defensor do Ato Médico, que regulamenta a prática da medicina. Foi o principal articulador do novo Código de Ética Médica, como coordenador da comissão nacional que revisou o documento. Atualmente é presidente do Conselho Federal de Medicina.
Fontes: Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Portal Médico

Nenhum comentário: