"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Hospital Marieta registra aumento no número de doações de órgãos em 2010

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIHDOTT - do Hospital Marieta Konder Bornhausen registrou um aumento no número de captações de órgãos no segundo trimestre de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado.
De abril a junho deste ano foram entrevistadas 49 famílias de potenciais doadores e 23 autorizaram a doação. Neste mesmo período em 2009, das 44 famílias entrevistadas apenas 11 consentiram a doação. No total do ano já foram registradas 34 captações de órgãos e tecidos pela CIHDOTT no hospital. Durante todo o ano de 2009 foram realizadas 44 captações.
De acordo com a enfermeira responsável pela Comissão, Milene Aparecida Machado, apesar deste aumento em 2010 o número de doações ainda é baixo. Segundo a enfermeira, as duas maiores barreiras encontradas na doação são os parentes de 1° grau que não têm informação quanto ao desejo do paciente de ser doador e o sentimento na hora da morte. “As famílias não se lembram de nos procurar para promoverem a doação. Muitas vezes os familiares nos procuram depois e se lastimam por não terem doado e ajudado outras pessoas”.
Segundo a lista de espera da SC Transplantes, 1.873 pessoas aguardam por um transplante no estado.
Fonte: ClicRBS Itajaí

Um comentário:

Ministério disse...

Olá blogueiro,
É muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
Minstério da Saúde