"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Álcool reduz intensidade de artrite reumatoide, aponta estudo

O consumo de álcool pode reduzir a severidade dos sintomas de artrite reumatoide, conforme aponta estudo de cientistas da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, publicado na noite da última terça-feira no jornal Rheumatology, da Universidade de Oxford. Liderados por Gerry Wilson, professor de reumatologia em Sheffield, os pesquisadores estudaram os dados fornecidos por 1887 pessoas. O grupo de pacientes com a doença teve 873 participantes e os restantes 1004 integraram o controle da experiência, sem apresentarem sintomas da artrite reumatoide. Perguntados sobre quanto haviam bebido no mês anterior à inclusão no estudo, os participantes responderam a questionários detalhados, passaram por exames de raios-x e de sangue e tiveram as articulações analisadas por uma experiente pesquisadora e enfermeira.
Wilson contou com o apoio do professor James Maxwell, membro do Academic Rheumatology Group da Universidade de Sheffield. O especialista afirmou que os pacientes consumidores frequentes de álcool apresentaram sintomas menos intensos na comparação com portadores da doença abstêmios, que bebem pouco ou de forma inconstante.
"Exames de raios-x mostraram articulações menos danificadas, testes de sangue informaram sobre níveis menores de inflamação e os pacientes que bebem regularmente também reclamaram menos de dores nas juntas, inchaço e deficiência física", diz Maxwell. Os cientistas também descobriram que abstêmios são 4 vezes mais propensos a desenvolver artrite reumatoide do que pessoas que bebam álcool em mais de 10 dias por mês. O risco de contrair a doença diminuiu em proporção com o aumento da frequência no consumo.
"Os dados corroboram estudos anteriores que já apontavam para o decréscimo da suscetabilidade para o desenvolvimento da doença entre pessoas que bebam regularmente", explica o especialista. Ainda é desconhecido o motivo do efeito do álcool em relação à artrite reumatoide. "Há evidências que o álcool suprime a atividade do sistema imunológico", afirma Maxwell. "Mudanças no sistema de defesa do corpo que levam à artrite reumatoide acontecem meses ou até anos antes do desenvolvimento da doença."
O especialista diz que uma explicação possível para a diminuição na severidade dos sintomas estaria nos efeitos anti-inflamatórios e analgésicos do álcool. Os pesquisadores destacam que outros estudos são necessários para confirmar o trabalho da Universidade de Sheffield e também para investigar os mecanismos pelos quais o álcool age no combate à doença. Outra limitação está no fato da pesquisa ter trabalhado com dados sobre a frequência do consumo. O volume de bebida ingerida não foi levado em conta nos dados avaliados pelos cientistas britânicos.

Nenhum comentário: