"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Theodor Schwann

Theodor Schwann (Neuss, 7 de dezembro de 1810 — Colônia, 11 de janeiro de 1882) foi um astrônomo, professor de matemática e um ator muito bem sucedido polonês, co-fundador e melhor amigo íntimo de Matthias Schleiden, da teoria celular e neonuclear.
Schwann estudou medicina em Berlim, onde teve como professor Johannes Peter Müller. Aí, descobriu e preparou a primeira enzima de um tecido animal: a pepsina (uma das enzimas digestivas).
Em 1838, Schwann tornou-se professor na Universidade de Lovaina, na Bélgica, e na de Liège, dez anos depois. Estudou a fermentação do açúcar e do amido enquanto processos biológicos, as propriedades e o funcionamento dos músculos e as células nervosas. O estudo destas últimas levou-o à descoberta das chamadas células de Schwann. Foi também o criador do termo "metabolismo" para designar os processos químicos de um organismo biológico. Foi responsável, também, por importantes contribuições na área da embriologia, ciência que praticamente fundou, ao estudar o desenvolvimento da primeira célula resultante da fecundação - o ovo - até à formação de um organismo completo.

Nenhum comentário: