"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Semana Mundial de Luta contra a Hanseníase tem atividades em todo o país

A Semana Mundial de Luta contra a Hanseníase, de 25 a 31 de janeiro, será marcada por atividades em todo o país, todas objetivando alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas e a busca ativa de novos casos da doença. Em Brasília, será realizado no dia 28de janeiro, às 10 horas, no Auditório Emílio Ribas (Edifício-Sede do Ministério da Saúde), o debate Hanseníase no Brasil: Avanços e Desafios, com a participação das coordenadoras do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, Maria Aparecida de Faria Grossi, de Pesquisa e Processamento de Demandas do MS, Maria Augusta Assirati, e do Grupo de Apoio às Mulheres Atingidas pela Hanseníase (Gamah), Marly Marques. “É importante que a mobilização envolva todo o país, para que a população saiba como reconhecer os sinais e sintomas da hanseníase e como desenvolver ações de prevenção”, afirma Aparecida Grossi.
Em Pernambuco, uma das atividades da Semana será a entrega de prêmios do I Concurso Pernambucano de Educação em Saúde – Tema: Hanseníase, no dia 27. O concurso contou com a participação de alunos de escolas públicas, com idades de 11 a 16 anos, que produziram histórias em quadrinhos sobre a doença. Os sinais e sintomas da hanseníase serão divulgados nos vidros traseiros de 40 ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife. Em Mato Grosso, será realizado no dia 29 o I Encontro de Pacientes e Ex-Pacientes de Hanseníase do Estado de MT, além de divulgação de informações e celebração de Missa pelo Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, no dia 31. Já no Piauí, além dos mutirões de detecção de casos em diversos municípios do Estado, também será realizado o Curso de Gerentes Municipais em Hanseníase.
Nos estados de Rondônia, Sergipe, Goiás e Rio Grande do Sul haverá distribuição de panfletos e palestras de sensibilização e apresentações teatrais em empresas, escolas, igrejas, centros comunitários e outros locais públicos. No Distrito Federal, o principal evento ocorre na semana posterior, no dia 4 de fevereiro, quando acontece o II Encontro de Pacientes e Ex-Pacientes de Hanseníase do Distrito Federal.
Fonte: MS/SVS

Nenhum comentário: