"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Morre Zilda Arns

Uma perda brutal para a medicina social brasileira, principalmente para as crianças da Pastoral fundada por ela. Zilda Arns morreu nesta terça-feira (12), no terremoto de grau 7 que atingiu o Haiti, quando estava em missão humanística naquele país - o Brasil lidera as forças de paz da ONU no Haiti desde o golpe de estado que levou o país aos confrontos generalizados e convulsão social.
Zilda era médica sanitarista e pediatra, catarinense de nascimento (em Forquilhinha, mesma cidade de seu irmão, o cardeal D. Paulo Evaristo Arns), morando em Curitiba, de onde coordenava a Pastoral da Criança, entidade internacional criada por ela. Também foi fundadora da Pastoral da Pessoa Idosa e era representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
Suas participações em eventos internacionais são diversas, da Angola à Indonésia, Estados Unidos e Europa, Zilda Arns representa a Pastoral, palestra, acompanhava comitivas brasileiras a outros países e leva a Pastoral da Criança para o mundo.
Que esteja em paz, onde estiver, abençoada pelos frutos de suas sementes plantadas neste mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Perda irreparável. Ela e Irmã Dulce são as mulheres mais importantes do Século 20 no Brasil.