"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Controle da malária ganha reforço na Amazônia Legal

Os profissionais da vigilância em saúde e da Atenção Básica que atuam na Amazônia Legal ganham um importante reforço no combate e controle da malária, uma das doenças de maior incidência na região. Por meio da Portaria Número 3,238, de 18 de dezembro de 2009 foi instituído a inserção do microscopista nas Equipes Saúde da Família.
A regulamentação da atuação do microscopista é uma demanda comum aos Estados que compõem esta área, endêmica para esta e outras doenças. Só em 2007, por exemplo, foram coletadas, pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Aproximadamente meio milhão de amostras de sangue para o exame de gota espessa. Contudo estes profissionais encontraram dificuldades em remeter as amostras em tempo hábil para análise, demorando assim, o diagnóstico e tratamento da doença. Com vistas a reverter este quadro e garantir a melhor detecção da doença o microscopista atuará lado a lado aos ACS das unidades às quais estiverem referenciados. Por meio dos exames realizados pelos microscopistas inseridos na Atenção Básica será possível obter o diagnóstico mais rápido não só para malária, como também doenças hemoparasitárias de importância epidemiológica na região, como doença de Chagas e filariose.
Os critérios para seleção de Municípios que farão jus ao recebimento dos incentivos financeiros federais para inclusão do microscopista na atenção básica são os municípios que tenham implantado os Agentes Comunitários de Saúde e/ou Saúde da Família em dezembro de 2007 ou que tenham o Índice Parasitário Anual (IPA) no ano de 2008 igual ou acima de 50 casos por mil habitantes. Também foram priorizados os municípios que concentraram 80% dos casos de malária na Amazônia Legal, no ano de 2008, de acordo com as notificações no Sistema de Informações Epidemiológicas de Malária (SIVEP –Malária).
Fonte: Agência Saúde

Nenhum comentário: