"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dia Mundial sem Tabaco terá programação na Rua Hercílio Luz, em Itajaí

Com o tema “Convenção - Quadro para o Controle do Tabaco”, o Programa de Controle ao Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Programa Itajaí Ativo promoverá nesta terça-feira (31) uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco. A programação iniciará com uma caminhada a partir das 9h, saindo defronte a Igreja Matriz até a Igreja Imaculada Conceição, com ida e volta pelo mesmo trajeto. A ação deve reunir participantes de todos os pólos do Itajaí Ativo, totalizando cerca de 200 pessoas. O objetivo da caminhada é conscientizar a população para os problemas de saúde relacionados ao tabagismo. Após a caminhada, os profissionais da Secretaria da Saúde, se instalarão em frente a Casa da Cultura Dide Brandão onde permanecerão até as 14h. 
No local, haverá entrega de material informativo, aferição de pressão arterial, teste de HGT e glicemia. A equipe, formada por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, agentes comunitários e professor de educação física vai orientar a população acerca do tabagismo, o uso do cigarro e suas consequências.

Tabagismo
Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030. Ainda segundo a OMS, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes. 
No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres). 
Fonte: Prefeitura Municipal de Itajaí - itajai.sc.gov.br

Nenhum comentário: