Um sucesso de organização e de público o evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí hoje, Dia Mundial sem Tabaco, na rua Hercílio Luz. Durante toda a manhã e parte da tarde, profissionais da área da saúde estiveram repassando informações, realizando exames e orientando a população sobre os malefícios do hábito de fumar, defronte a Casa da Cultura Dide Brandão.
Neste local, além de medição de pressão arterial, glicemia capilar e pico respiratório, foi montado o "espaço do pulmão", uma tenda cuja entrada eram dois gigantescos pulmões, um sadio e outro doente. Nesta tenda falou-se sobre as doenças provocadas pelo tabagismo, além da demonstração, em peças oferecidas pelo laboratório de anatomia da Univali, das características da árvore respiratória saudável e doente.
Estiveram presentes alguns dos responsáveis pelo Programa de Combate ao Tabagismo de Itajaí, como os médicos Jorge Zimmermann, Alexandre Pereira e Julio Corazza, as enfermeiras Ivone e Glaucia e a psicóloga Cris. Também se fizeram presentes ao evento fonoaudiólogas, professores de educação física, enfermeiras e acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina, além de agentes comunitários de saúde. No final da manhã, compareceu para nos prestigiar a diretora do Departamento de Atenção à Saúde do município, Marcia Cracco.
Vários veículos de comunicação locais, como jornais, rádios e TVs registraram o evento, que teve como ponto alto a caminhada realizada pelos participantes do grupo Itajaí Ativo pelas ruas da cidade. Nos posts seguintes, algumas das fotos deste dia especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário