Bebês poderão receber uma importante vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir desta segunda-feira em Santa Catarina. Chamada de Pneumocócica 10-valente, a vacina protege contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças.
A vacinação se divide em três doses (aos dois meses, aos quatro meses e aos seis meses) e um reforço, aos 12 meses. A imunização contra o pneumococo — segunda maior causa de meningites bacterianas no país — foi incorporada ao calendário básico do SUS principalmente pelo seu alto custo em clínicas privadas. As doses, indicadas a bebês de até um ano, foram estendidas, excepcionalmente em 2010, para crianças com até um ano, 11 meses e 29 dias.
Aquelas que já tomaram algumas doses em clínicas particulares poderão receber as vacinas restantes, gratuitamente, na rede pública. A previsão do Ministério é que, até 2015, sejam evitadas cerca de 45 mil internações por pneumonia, por ano, no Brasil. As reações adversas mais comuns à vacina são sonolência, perda de apetite, irritabilidade, febre e dor.
Fonte: Diário Catarinense
Nenhum comentário:
Postar um comentário