"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Coloboma

Coloboma, também chamado de síndrome dos olhos de gato, é uma malformação congênita, hereditária na forma de defeito ocular isolado, ou produzida pela ação de drogas ou agentes infecciosos, podendo atingir uma das estruturas de um ou de ambos olhos, tal como a íris, a coróide, a pálpebra, a retina e o nervo ótico. A patologia afeta uma a duas pessoas em cada dez mil.
O coloboma resulta do fechamento deficiente da fissura embrionária, na fase intra-uterina, durante o primeiro ou segundo mês de gestação. Consoante sua localização e extensão, o dano à visão poderá ser severo, ou não. Quando se limita à íris, não há problema, ao contrário do que ocorre quando a malformação atinge o nervo ótico e a retina. Uma fissura unilateral de uma pálpebra superior é o tipo mais comum de coloboma palpebral.
A menina inglesa Madeleine McCann, desaparecida desde 2007 em Portugal, possui um coloboma no olho direito.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Alexandre...
Obrigada mais uma vez... Por publicar coisas tão interessantes...
Um Abraço...
Louise...

Unknown disse...

ola tenho uma filha de 3 anos que tem coloboma de nervo optico e microftalmonia,gostava muito de outras opinao medica a minha filha seguida no centro hospitalar de lisboa.

Anônimo disse...

BOA TARDE GOSTARIA DE TIRÁ ALGUMAS DUVIDAS
MINHA FILHA TEM 03 ANOS E O MEDICO QUE A ACOMPANHA DIAGNOSTICOU UM COLOBOMA DE RETINA, FALOU TAMBEM QUE ELA TEM BAIXA VISÃO,POR CONTA DISSO ELA PRESCISA FAZER ESTIMULAÇÃO VISUAL
ELE DISSE QUE O PROBLEMA DELA NÃO TEM CURA E QUE ELA SO PRESCISA ESTIMULAR PARA CONSERVAR O QUE TEM GOSTARIA DE UMA OPINIÃO

Anônimo disse...

Sou Meire, tenho COLOBOMA DE COROIDE, e gostyaria de me informar mais sobre minha doença.

email : meirejoaninha@hotmail.com

(82)93326926 ou 96733034

Grata.