"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Carreira de Estado será um dos focos prioritários do CFM

Carreira de Estado deverá ser um dos temas de maior relevo na agenda da Comissão Nacional Pró-SUS, que agrega as três entidades médicas nacionais – Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam).
Os integrantes da executiva da Comissão decidiram, em reunião na sede do CFM, em Brasília (DF), dia 17 de dezembro, reforçar as lutas empreendidas pelo grupo em 2009, como implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) no Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentação da Emenda Constitucional 29, Plano de Carreira Médica e piso salarial.
Além dos mencionados, um item da pauta que deve receber reforço em 2010, de acordo com o coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS e 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá. É a luta para que a medicina seja reconhecida como carreira de estado. “Isso, entre outros aspectos, atribuirá ao Estado um papel regulador para suprir áreas carentes de médicos”, comenta Tibiriçá.
As entidades médicas nacionais querem aprofundar os debates sobre o tema para estabelecer em que moldes esse reconhecimento da medicina como carreira típica de estado poderia beneficiar a sociedade. Para tanto, está prevista, em abril de 2010, a realização de um Fórum para discutir o tema. “Esse fórum é essencial para estudarmos as bases da proposta e termos um posicionamento para negociarmos com os gestores”, explica o corregedor do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e membro da Comissão, Roberto Tenório de Carvalho.
Ato político durante o ENEM 2010 – A atuação da Comissão Nacional Pró-SUS será também no sentido de viabilizar o Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENEM), marcado para 2010. O objetivo do encontro é buscar a unidade dos médicos e de suas várias representações em relação a pauta do movimento médico. Estima-se a presença de 400 lideranças médicas. Os membros da Executiva planejam, na ocasião, um ato político. Detalhes serão definidos nas próximas reuniões do pleno da Comissão Nacional Pró-SUS.
Fonte: Portal Médico - CFM

Nenhum comentário: