Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde e divulgado neste domingo, Dia Mundial Sem Tabaco, aponta que a maior busca por atendimento por meio do Disque Pare de Fumar, serviço do Disque-Saúde (0800-611997), vem de pessoas entre 18 e 24 anos (29,1%). Em relação ao sexo, 55% das pessoas que buscam ajuda pelo serviço são homens e 45% são mulheres.
O Disque Pare de Fumar tem parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e é um serviço em que o cidadão pode obter orientações sobre como fazer para deixar de fumar, sobre os riscos do tabagismo e endereços de serviços de saúde que atendam suas necessidades. A pesquisa foi realizada com base nos atendimentos dos quatro primeiros meses de 2009 (janeiro, fevereiro, março e abril). Apesar de a maioria dos atendimentos ser referente à faixa etária entre 18 e 24 anos, é alto o número de pessoas entre 12 e 17 anos (21%) que buscam o serviço para tentar parar de fumar. A faixa etária entre 30 a 39 anos representa 15,4% dos atendimentos e entre 40 e 49 anos é responsável por 8,7% das ligações.
Com relação à distribuição das ligações direcionadas ao Disque Pare de Fumar por região do País, a Sudeste é aquela que tem maior representatividade: 207.465 (42,2% do total). Em segundo lugar aparece a região Nordeste, com 106.681 atendimentos (22,72%), seguida da região Sul, com 84.660 (18,03%); região Centro-Oeste, com 41.830 (8,9%) e por fim a Região Norte, com 28.846 (6,14%). No ranking por Estado, São Paulo aparece em primeiro (95.723 - 20,4%), seguido de Minas Gerais (58.234 - 12,4%) e Rio Grande do Sul (45.323 - 9,7%). Já em relação à escolaridade, a maioria dos atendimentos é feito a pessoas que concluíram apenas o 1º grau (43%). Pessoas com 2º grau representam 28% dos atendimentos e pessoas com curso superior e pós-graduação, 7% e 6%, respectivamente. Analfabetos representam 16% dos pacientes atendidos.
A Central de Teleatendimento da Ouvidoria funciona em dias úteis, das 7h às 19h. Atualmente, este serviço tem 96 pontos ativos de atendimento, conta com uma equipe de 176 teleatendentes (universitários da área de saúde) e realizou, durante o primeiro quadrimestre de 2009, média de 66.950 atendimentos humanos/mês. Toda ligação recebida pelo Disque Saúde é captada pela Unidade de Resposta Audível (URA). No período de análise, o Disque Saúde recebeu 2.142.967 ligações: 487.624 em janeiro, 365.612 em fevereiro, 632.816 em março e 656.915 em abril.
O Disque Pare de Fumar tem parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e é um serviço em que o cidadão pode obter orientações sobre como fazer para deixar de fumar, sobre os riscos do tabagismo e endereços de serviços de saúde que atendam suas necessidades. A pesquisa foi realizada com base nos atendimentos dos quatro primeiros meses de 2009 (janeiro, fevereiro, março e abril). Apesar de a maioria dos atendimentos ser referente à faixa etária entre 18 e 24 anos, é alto o número de pessoas entre 12 e 17 anos (21%) que buscam o serviço para tentar parar de fumar. A faixa etária entre 30 a 39 anos representa 15,4% dos atendimentos e entre 40 e 49 anos é responsável por 8,7% das ligações.
Com relação à distribuição das ligações direcionadas ao Disque Pare de Fumar por região do País, a Sudeste é aquela que tem maior representatividade: 207.465 (42,2% do total). Em segundo lugar aparece a região Nordeste, com 106.681 atendimentos (22,72%), seguida da região Sul, com 84.660 (18,03%); região Centro-Oeste, com 41.830 (8,9%) e por fim a Região Norte, com 28.846 (6,14%). No ranking por Estado, São Paulo aparece em primeiro (95.723 - 20,4%), seguido de Minas Gerais (58.234 - 12,4%) e Rio Grande do Sul (45.323 - 9,7%). Já em relação à escolaridade, a maioria dos atendimentos é feito a pessoas que concluíram apenas o 1º grau (43%). Pessoas com 2º grau representam 28% dos atendimentos e pessoas com curso superior e pós-graduação, 7% e 6%, respectivamente. Analfabetos representam 16% dos pacientes atendidos.
A Central de Teleatendimento da Ouvidoria funciona em dias úteis, das 7h às 19h. Atualmente, este serviço tem 96 pontos ativos de atendimento, conta com uma equipe de 176 teleatendentes (universitários da área de saúde) e realizou, durante o primeiro quadrimestre de 2009, média de 66.950 atendimentos humanos/mês. Toda ligação recebida pelo Disque Saúde é captada pela Unidade de Resposta Audível (URA). No período de análise, o Disque Saúde recebeu 2.142.967 ligações: 487.624 em janeiro, 365.612 em fevereiro, 632.816 em março e 656.915 em abril.
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