"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

sexta-feira, 1 de maio de 2009

1º de Maio

A História do Dia do Trabalho vem de 1886, na cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho. Entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia, eclodiu uma grande greve geral dos trabalhadores nos Estados Unidos.
Dois dias após, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta, provocando outros enfrentamentos. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze manifestantes e dezenas de pessoas feridas.
Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, reunida em Paris no dia 20 de junho de 1889, instituiu o Dia Mundial do Trabalho, a ser comemorado em 1º de maio de cada ano.
No Brasil a data é comemorada desde setembro de 1925, quando a data se tornou oficial, por decreto do presidente Artur Bernardes.
Fonte: aderbalmachado.com.br

Nenhum comentário: