"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Cólera se propaga rapidamente pelo Haiti

O cólera está se propagando rapidamente por todo o Haiti, destacando a necessidade de se tomar medidas urgentes para conter a epidemia, segundo um relatório do Centro de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC). O informe assinala que os 10 departamentos do país e a capital Porto Príncipe reportaram casos confirmados de cólera. Os balanços mais recentes das autoridades de saúde haitianas indicam que mais de 2.120 pessoas morreram por causa dessa doença. O CDC disse que até 3 de dezembro um total de 91.770 casos foram reportados em todo o país, e que 43.243 pacientes foram hospitalizados. Em alguns casos, o CDC disse que as mortes acontecem apenas duas horas depois que a vítima fica doente.
Jordan Tappero, diretor da Agência de Reconstrução dos Sistemas de Saúde no Centro para Saúde Global do CDC, afirmou, em declarações à imprensa, que a cólera está em todas as partes no Haiti. Tappero afirmou que o vizinho do Haiti, a República Dominicana, já reportou casos de cólera em suas duas principais cidades, mas que pode tratar deles melhor que o Haiti, já que tem mais acesso à água potável.
O estudo afirma que, apesar da ajuda internacional, "a dimensão e a velocidade desta epidemia de cólera, combinada com a falta de água potável e de infraestrutura sanitária no Haiti indicam que são necessários mais esforços para reduzir a transmissão e a mortandade da cólera. Todas as partes devem estender seus períodos de participação e redobrar seus esforços para apoiar os esforços no Haiti de reduzir a carga desta doença".

Nenhum comentário: