"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

sábado, 4 de dezembro de 2010

Ângelo Machado

Ângelo Barbosa Monteiro Machado (Belo Horizonte, 22 de maio de 1934) é um médico, entomólogo e escritor de livros infantis brasileiro. Como médico criou o Laboratório de Neurobiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e conjuntamente com sua esposa Conceição Ribeiro da Silva Machado foi responsável também pela criação do Centro de Microscopia Eletrônica do mesmo instituto. Como entomologista descreveu 48 novas espécies e quatro gêneros de libélula. Seu nome foi incorporado a 27 seres vivos, entre libélulas, borboletas, besouros, aranhas e até um fungo, como homenagem de outros pesquisadores à sua pessoa.
Ângelo Machado graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1958, porém nunca exerceu a profissão, dedicando-se ao ensino e à pesquisa na área de neurobiologia. Em 1963, ainda na UFMG, obteve o título de doutor em Medicina e no período de 1965 a 1967 fez pós-doutorado na Northwestern University, Chicago, EUA. De volta à UFMG, trabalhou durante muitos anos pesquisando a glândula pineal e o sistema nervoso autônomo, área na qual fez uma de suas descobertas mais relevantes: a formação das vesículas sinápticas de noradrenalina, a partir do retículo endoplasmático liso, nos terminais axônicos. Também escreveu um livro didático bastante utilizado no ensino de graduação de Medicina, Neuroanatomia Funcional. Aposentou-se em 1987 como professor titular de Neuroanatomia e submeteu-se a novo concurso para docência, tornando-se professor adjunto de Entomologia. Assim, seu hobby, o estudo de insetos tornou-se profissão, o que o levou a iniciar um novo hobby: escrever livros para crianças nos quais a temática era a biologia, atividade que lhe rendeu um Prêmio Jabuti em 1993 na categoria de Literatura Infantil.

Um comentário:

Eliezer disse...

Ângelo Machado, o "arquirival" do saudoso prof. Hercílio Pedro da Luz, ex-professor de anatomia da UNIVALI, verdadeira lenda viva (ainda?)... Acho que caberia, aqui no blog, também o curriculum vitae do prof. Hercílio, que achas?