"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O iPhone vira estetoscópio

O estetoscópio poderá começar a desaparecer dos hospitais em todo o mundo com a chegada de uma nova aplicação para o iPhone. Trata-se do iStethoscope, um programa de software que custa menos de 1 dólar e que converte o telefone em um estetoscópio digital que permite controlar as batidas do coração e outros ruídos do corpo humano, além de gravar suas ondas sonoras. Segundo seu criador, Peter Bentley, pesquisador da Universidade de Londres, mais de 3 milhões de médicos já baixaram o aplicativo. De acordo com ele, o software não é só um avanço tecnológico de um aparato que pouco mudou desde que foi inventado em 1816. Ele também permitirá salvar vidas em locais remotos, já que os médicos poderão enviar por e-mail o registro dos batimentos cardíacos do paciente para receber assessoria de especialistas em qualquer parte do mundo.
"Seu uso é muito simples. É preciso escolher a modalidade para ouvir, que pode amplificar ou silenciar o som, e depois é necessário colocar o microfone do telefone diretamente sobre a pele e sobre o coração", explicou. "Se o aparelho for colocado na posição correta, é possível obter um som claro e nítido do coração."
O programa permite gravar esses sons, que mais tarde podem ser arquivados e enviados por correio eletrônico a outros usuários. O médico pode simplesmente olhar esses registros, chamado espectrograma, que mostra o volume e frequência dos batimentos, para realizar um diagnóstico.
"Muitos cardiologistas e profissionais de medicina mostraram grande interesse na aplicação em todo o mundo e me disseram que isso permitiu, pela primeira vez, tomar mostras do estado do coração de um paciente no mundo em desenvolvimento e enviar em um e-mail essas mostras a especialistas em outras partes do planeta", comentou Bentley. "Assim, puderam obter ajuda especializada para chegar a seus diagnósticos, o que imagino seja um avanço importante."
A ideia do iStethoscope surgiu quando o pesquisador estava escrevendo um livro sobre informática e o software seria um experimento. "Para minha surpresa, comecei a receber telefonemas de cardiologistas interessados, um inclusive viajou dos Estados Unidos para me ajudar a melhorar o aplicativo e também colaborou comigo um especialista em estetoscópios digitais", afirmou Bentley. "Realmente fiquei atônito pelo grande interesse que despertou."
O programa conta com várias modalidades para melhorar os resultados, incluindo frequência de mostra, propagação de áudio, filtros e acelerômetro para atualizar a frequência. Mas tem um problema: não se pode usar o iPhone em pacientes com marcapasso. O iStethoscope custa 90 centavos de dólar na loja iTunes.

Nenhum comentário: