"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

domingo, 1 de agosto de 2010

Diminui número de mortes por gripe A no Brasil

O número de casos graves hospitalizados e de mortes por conta da gripe A (H1N1) no Brasil caiu continuamente desde o início de março, segundo uma análise preliminar do Ministério da Saúde divulgada na última quarta-feira.
O levantamento mostrou que na semana entre 28 de fevereiro e 6 de março houve o maior número de hospitalizados no ano inteiro. Porém, entre 11 e 17 de julho, não houve nenhum registro de pessoas internadas pela influenza A. O número de mortes também diminuiu. Foram registradas 11 mortes entre 21 e 27 de fevereiro, e nenhuma entre 4 e 17 de julho. De acordo com o Ministério, a redução é resultado direto da campanha de vacinação, que imunizou 88 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica.
A campanha, que ocorreu entre 8 de março e 2 de junho, vacinou gestantes, doentes crônicos, crianças com idades entre 6 meses e 5 anos, adultos de 20 a 39 anos, além de indígenas e trabalhadores de serviços de saúde. No total, segundo o governo federal, 46% da população foi imunizada.
Apesar da boa notícia, o Ministério alerta que o aumento de casos de gripe ocorre entre maio e outubro. As quedas de temperatura, o ar mais seco e a concentração de pessoas em locais fechados podem favorecer a circulação de vírus respiratórios, como o que causa a gripe A. Por isso, a indicação é que a população reforce os hábitos de higiene e tenha cuidados especiais com crianças e idosos. No caso do surgimento de sintomas, como febre, tosse, dor de cabeça e nas articulações, as pessoas devem procurar o serviço de saúde.

Nenhum comentário: