"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Aroma do chocolate pode melhorar o humor

Depois de abrir a embalagem de seu chocolate, contenha-se e, antes de devorá-lo, dê uma boa cheirada no produto. Não se preocupe se o que você está cheirando é um pedaço de uma barra comum ou o mais fino chocolate belga – simplesmente sinta o aroma. Pesquisas divulgadas recentemente indicam que o cheiro do chocolate melhora o humor. Essa boa notícia vem do Human Olfaction Laboratory, da Middlesex University, na Inglaterra, onde o professor de psicologia Neil Martin investiga os efeitos que o cheiro dos ambientes tem no comportamento humano. No laboratório, Martin tem uma caixa chamada AromaCube, que aquece odores que estão em pequenas garrafas de vidro e os espalha pela sala. A partir daquela caixa, ele descobriu o poder do chocolate em um experimento no qual preencheu ambientes com três aromas – um com odor de chocolate, outro com cheiro de óleo de máquina (que a maioria das pessoas achou desconfortável) e um com aroma de limão (prazeroso, porém forte) – e monitorou os humores dos participantes. 
– O objetivo era comparar os efeitos dos odores no estresse, na depressão e no humor. E, mesmo que o experimento ainda continue, já parece que o cheiro de chocolate realmente deixa as pessoas menos estressadas e ansiosas – explica Martin. 
Os chocólatras também vão gostar de saber das demais pesquisas de Martin. Em outro estudo, foi observado o efeito do chocolate na atividade cerebral. Foram apresentados às pessoas aromas de comidas artificiais e outros de alimentos de verdade, com duas amostras incluindo chocolate. Martin usou a tecnologia da eletroencefalografia para registrar as ondas cerebrais dos participantes enquanto eles aspiravam o ar. Ele descobriu que, nos dois experimentos, o cheiro de chocolate leva à redução de um tipo de atividade cerebral chamado theta, um indicador de atenção. Outra pesquisa mostra que o consumo regular de um pedaço pequeno de chocolate por dia ajuda a reduzir a pressão arterial, diminuindo a chance de ocorrer doenças cardiovasculares. Cientistas descobriram que pessoas que comem 7,5 gramas de chocolate diariamente têm risco até 39% menor de sofrer um ataque cardíaco ou infarto, em comparação com aqueles que comem 1,7 grama. O estudo foi publicado no European Heart Journal. Pesquisas comandadas por Brian Buijsse, epidemiologista nutricional do German Institute of Human Nutrition, também fizeram a ligação entre o chocolate e o humor após analisar a saúde de 19.357 alemães entre 35 e 65 anos por pelo menos 10 anos. Os estudos realizados dizem que os flavonoides, substâncias do cacau, contribuem para a redução da pressão arterial. Entretanto, são necessárias mais pesquisas antes de que pequenas quantidades do doce possam ser prescritas para prevenir doenças.
– A quantidade média ingerida até mesmo pelos maiores consumidores era por volta de um pedaço. Então, os benefícios estavam associados a uma quantidade relativamente pequena de chocolate – explica a enfermeira Victoria Taylor. 
Aqueles que se sentem tentados à gula devem lembrar que o chocolate contém grande quantidade de caloria e gorduras saturadas, que causam aumento de peso e colesterol alto – dois fatores de risco para doenças do coração.
Fonte: PIONEIRO - VIDA SAUDÁVEL

Nenhum comentário: