"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mamógrafo é pouquíssimo utilizado na Saúde Pública

A maioria dos mamógrafos em funcionamento em serviços públicos no Brasil teve baixa produtividade entre maio de 2008 e abril de 2009, aponta a Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Apenas 5% desses locais (23 em 435 unidades) atingiram o parâmetro considerado ideal pelos técnicos do tribunal: 25 mamografias por dia, ou mais. A média em todo o país foi de 9,8 exames por dia.
De acordo com o Programa Mais Saúde, o governo tinha como meta ofertar a 60% das mulheres entre 50 e 69 anos - 7 milhões de exames, aproximadamente. Entretando, a pesquisa constatou que, mesmo descontando as mulheres atendidas por planos de saúde, a produção atual deixa pelo menos 15% sem cobertura. Entre os principais obstáculos indicados pelo TCU está a falta de funcionários para operarem os aparelhos e fazer laudos e a falta de manutenção das máquinas. Em questionários feitos em múnicipios pelo TCU, foi apontado que 15 unidades admitiam nunca ter utilizado os mamógrafos disponíveis por conta de problemas com infraestrutura.
Fonte: Saúde Business Web

2 comentários:

Eliezer disse...

Como nos diria prof. Luiz Garcia, "um absurdo, um absurdo, um absurdo!!!" Impressionante...

Leonardo Fontenelle disse...

Aqui em Vitória, ES, a solicitação de mamografias está muito aquém do esperado. Quer dizer, muito aquém do esperado pela coordenação. É preciso preencher uma BPA de cima a baixo, e mais a folha nova específica, e se algum auxiliar administrativo ou de enfermagem ajudar a preencher o cabeçalho, a folha volta para ser refeita. Não é de se surpreender que os médicos acabem gastando seu tempo em outras medidas de tratamento ou prevenção...